Exército do Iraque avança em Mosul, controlada pelo Estado Islâmico

  • Por Estadão Conteúdo
  • 17/10/2016 13h28
EFE Forças especiais do Iraque começam ofensiva contra Estado Islâmico - EFE

O exército do Iraque lançou uma ofensiva nesta segunda-feira, 17, com o objetivo de tirar Mosul do poder do Estado Islâmico. Centenas de tropas do governo e soldados curdos avançam em direção à cidade. 

O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, anunciou na televisão o início da operação de retomada de Mosul, a segunda maior cidade do país. “A hora da vitória chegou e a operação de liberação de Mosul começou”, disse. 

Retomar Mosul é visto como essencial na guerra contra o grupo Estado Islâmico, que sofreu uma série de perdas recentemente em seu auto-declarado califado. 

O comandante da operação, general Talib Shaghati, afirmou em entrevista que as tropas estavam seguindo em frente de acordo com o plano e “indo bem”, mas não deu mais detalhes. 

Ele parabenizou o papel da coalizão liderada pelos Estados Unidos como “muito importante”, através de ataques aéreos e compartilhamento de inteligência. 

A operação para reconquistar Mosul é a maior empreitada militar no Iraque desde que o exército dos Estados Unidos saiu do país, em 2011, e, se for bem-sucedida, será a maior perda até então para o Estado Islâmico. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.