Exército francês liberta holandês sequestrado em 2011 no Mali
Paris, 6 abr (EFE).- As forças especiais francesas libertaram nesta segunda-feira, no norte do Mali, o refém holandês Sjaak Rijke, sequestrado pela Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) em novembro de 2011, ao mesmo tempo que capturaram vários terroristas, indicou o Ministério francês de Defesa.
A operação aconteceu durante a madrugada no “extremo norte” do país africano e Rijke está “são e salvo” na base de Tessalit, posto avançado da operação Barkhane das forças francesas no Mali, segundo o ministério em comunicado.
O holandês tinha sido sequestrado em 25 de novembro de 2011 em Tumbuctu.
No final do ano passado, aparecia em um vídeo junto ao francês Serge Lazarevic, libertado em novembro em um ponto da fronteira entre Mali e Níger.
“A libertação de Rijke lembra a determinação sem descanso da França na luta contra os grupos terroristas armados na região do Sahel”, assinalou o Ministério.
Há um ano, 500 militares holandeses participam da estabilização e da segurança do Mali dentro da Missão Multidimensão Integrada da ONU para a Estabilização do Mali (Minusma).
O ministério da Defesa afirmou que o ministro, Jean-Yves Le Drian, informou sua colega holandesa, Jeanine Hennis-Plasschaert, da operação.
“A França prosseguirá com suas ações antiterroristas no Sahel enquanto nossa segurança estiver ameaçada por estes grupos”, indicou Le Drian, citado no comunicado.
O ministro enviou uma mensagem de felicitação às forças francesas e às dos outros cinco países que têm contingentes desdobrados na operação Barkhane, que totaliza três mil soldados.EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.