Exército iraquiano avisa a moradores de Mossul que libertação é iminente

  • Por Agencia EFE
  • 11/08/2015 05h57

Mossul (Iraque), 11 ago (EFE).- A aviação iraquiana lançou milhares de panfletos nesta terça-feira sobre Mossul, nos quais pediu aos moradores que se afastem das posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) porque a campanha para libertar a cidade é iminente.

O presidente do Comitê de Segurança da província de Ninawa, cuja capital é Mossul, Mohammed al Bayati, disse à Agência Efe que nas panfletos também se anuncia à população que “as tropas iraquianas estão às portas de Mossul”.

Os panfletos levam a assinatura do Ministério de Defesa iraquiano e aconselham os civis que se afastem dos postos do EI, já que o exército intensificará nos próximos dias seus ataques aéreos.

Al Bayati explicou que as operações militares para libertar Mossul do controle do EI são iminentes e que o governo já tem preparadas várias brigadas do exército e forças das milícias xiitas “Multidão Popular”.

No último dia 4 de julho, a aviação iraquiana lançou também milhares de panfletos nos quais se advertia à população de Mossul do perigo de se aproximar das posições jihadistas.

O EI tomou o controle de Mossul em 10 de junho de 2014 e desde então ampliou seu controle a outras cidades do norte do Iraque, declarando um califado nas áreas sob seu domínio desse país e da vizinha Síria. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.