Exército iraquiano diz que tomou universidade de Tikrit em forte combate

  • Por Agencia EFE
  • 29/06/2014 09h59

Bagdá, 29 jun (EFE).- As Forças Armadas iraquianas afirmaram neste domingo que controlam a Universidade de Tikrit, ao norte de Bagdá e onde travam desde ontem fortes combates com os insurgentes sunitas, que informaram, por sua vez, da morte de dezenas de soldados.

“Os combates ainda prosseguem nessa província, mas a Universidade de Tikrit está totalmente controlada e içamos nela a bandeira iraquiana”, disse o porta-voz do exército, general Qasem Ata, em sua entrevista coletiva diária, divulgada pela televisão Iraquiya.

O porta-voz explicou que as tropas iraquianas avançam na província de Saladino, cuja capital é Tikrit, berço do falecido ditador Saddam Hussein e nas mãos dos insurgentes, embora os dados divulgados não possam ser verificados de forma independente.

Segundo Ata, o exército matou desde ontem “mais de 70 terroristas e destruiu dezenas de seus veículos” em Tikrit e seus arredores.

Por sua parte, o grupo da insurgência sunita Primavera Iraquiana informou da morte de dezenas de soldados em ataques contra suas bases em Saladino, durante esses combates.

Ata também citou avanços militares no terreno na cidade de Samarra, situada na rota que até Bagdá e afirmou que “está já assegurada em sua totalidade após desativar centenas de bombas”.

Um total de 142 “terroristas”, incluindo aos de Tikrit, faleceram nas últimas 24 horas nos combates, de acordo aos números do porta-voz militar, que não revelou baixas nas fileiras governamentais.

A força aérea fez além disso uma centena de voos com ataques diretos a alvos dos insurgentes sunitas e do extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL).

Pelo menos 47 extremistas morreram na província de Babel, ao sul de Bagdá, onde ontem 22 soldados e policiais iraquianos pereceram e outros 25 ficaram feridos em duros enfrentamentos.

Na província de Diyala (leste), morreram uns doze insurgentes, enquanto outros tantos perderam a vida na área de Al Bubali, na província ocidental de Al-Anbar, acrescentou Ata.

O Ministério da Defesa informou em comunicado que já chegaram ao Iraque cinco caças russos, do tipo Sukhoi 25, para ajudar na luta contra os insurgentes.

Iraque está imerso em uma grave crise suscitada pelo avanço de grupos insurgentes liderados pelo EIIL, que no último dia 10 tomaram o controle de Mossul, a segunda cidade do país, e de lá progrediu por outras zonas do norte e do centro iraquianos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.