Exército iraquiano lança operação militar em Ramadi contra jihadistas

  • Por Agencia EFE
  • 19/01/2014 13h06

Bagdá, 19 jan (EFE).- As forças armadas iraquianas lançaram neste domingo uma ampla operação militar na cidade de Ramadi, capital da província de Al-Anbar, a oeste de Bagdá, informou o Ministério de Defesa do Iraque.

A operação quer eliminar da região os grupos armados da organização Estado Islâmico do Iraque e do Levante, vinculada à Al Qaeda, detalhou o Ministério no comunicado.

“As forças de operações de Al-Anbar, em parceria com a polícia, determinaram um toque de recolher na cidade de Ramadi, que começou hoje ao meio-dia (local, 07h de Brasília) e que durará até novo aviso”, indicou o comunicado.

A intervenção “se baseia na revista detalhada de cada casa, loja e empresa para comprovar as identidades dos civis com o objetivo de encontrar as células terroristas mais perigosas”, explicou.

Uma fonte de segurança de Ramadi disse que o exército iraquiano continuou os bombardeios com artilharia e morteiros nas regiões de Nizal, Al Shohada, Yabeil e no bairro militar, no sudeste da cidade de Faluja, o maior de Al-Anbar.

Os bombardeios causaram grandes danos materiais em casas e várias famílias que moram no leste e no sul de Faluja foram obrigadas a sair da cidade, acrescentou a fonte.

Helicópteros militares bombardearam áreas onde estariam os grupos armados, supostamente membros da Al Qaeda, em Al Jazeera, Al Bubali e Al Jaldiya, no norte de Ramadi, precisou a fonte.

A província ocidental de Al-Anbar, sobretudo as cidades de Ramadi e Faluja, vive há três semanas confrontos entre as Forças de Segurança iraquianas, apoiadas por grupos tribais armados, e milicianos membros da Al Qaeda, também apoiados por outros grupos tribais armados, que já causaram dezenas de mortos e feridos.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.