Exército iraquiano repele ataque jihadista a represa estratégica

  • Por Agencia EFE
  • 15/02/2015 09h29

Bagdá, 15 fev (EFE).- O Exército iraquiano repeliu neste domingo um ataque de jihadistas para tomar o controle de uma estratégica represa na província de Diyala, ao nordeste da capital iraquiana, informou um integrante do alto comando militar.

Em comunicado, o comandante da V Divisão do Exército iraquiano, general Ali Fadel Amran, explicou que os combatentes do grupo extremista Estado Islâmico (EI) iniciaram uma ofensiva contra a represa de Al Azim, mas as tropas a abortaram e mataram 12 jihadistas.

Entre os terroristas mortos está um líder identificado como “Abu Moaz”, original de um país árabe. Além disso, o general afirmou que suas tropas conseguiram destruir três veículos-bomba e apreenderam outros quatro carregados com armas.

O EI iniciou o ataque com cerca de 60 combatentes, entre eles alguns suicidas, com a intenção de tomar o controle do reservatório, “mas a atenção das forças iraquianas provocou o fracasso do plano, por isso o Exército controla totalmente a represa”, ressaltou Amran na nota.

A represa de Al Azim é um lugar estratégico porque se localiza em uma região de ligação entre as províncias de Diyala e a vizinha Saladino, por isso é usada como cruzamento pelas tropas.

As represas estão entre os principais objetivos do EI no Iraque. No final de janeiro, o Exército expulsou o grupo jihadista do reservatório Al Sudur, perto da cidade de Al Meqdadiya, ao norte de Baquba, capital de Diyala, após intensos combates.

A represa da cidade iraquiana de Mossul – o principal reservatório do norte do Iraque – esteve em mãos dos jihadistas durante 20 dias entre julho e agosto, até que as tropas curdas recuperaram o controle do local.

Em junho de 2014, o Estado Islâmico ocupou a cidade de Mossul e outras regiões da metade norte do país, e proclamou um califado nos territórios sob seu controle no Iraque e Síria. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.