Exército iraquiano retoma cidade de Tikrit, segundo televisão estatal

  • Por Agencia EFE
  • 12/06/2014 08h50
  • BlueSky

Bagdá, 12 jun (EFE).- O Exército iraquiano recuperou nesta quinta-feira o controle de Tikrit, capital da província de Salah ad-Din, após intensos combates com os insurgentes sunitas que ontem invadiram a cidade, informou a televisão oficial “Al-Iraquiya”.

Forças especiais libertaram o edifício do governo de Tikrit e, durante a ação, executaram 19 rebeldes, embora não haja informações sobre o número de mortos entre os soldados do Exército.

Após expulsar os insurgentes liderados pelo jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), as tropas governamentais lançaram uma operação contra seus redutos em outras zonas de Salah ad-Din.

Além disso, a televisão estatal assinalou que “um grande número de terroristas do EIIL” morreram em bombardeios da aviação iraquiana contra seus alvos em Tikrit.

Tikrit, berço do ditador Saddam Hussein, se encontra a cerca de 160 quilômetros ao noroeste de Bagdá, o próximo alvo declarado do EIIL.

Não está claro se, em algum momento, os insurgentes chegaram a dominar completamente a cidade, já que os confrontos não cessaram.

Na última terça-feira, em um avanço sem precedentes em território iraquiano, os jihadistas controlaram a segunda cidade do país, Mossul, capital da província de Ninawa e situada a cerca de 400 quilômetros ao norte de Bagdá.

Além de controlar Ninawa, os insurgentes seguiram em direção às províncias de Kirkuk e Salah ad-Din, onde também ocuparam várias regiões.

Ontem, depois que as forças de ordem não oferecerem resistência aos insurgentes, o primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, qualificou o ocorrido de “conspiração” e convocou os cidadãos a enfrentar os radicais de forma voluntária.

O EIIL, que pretende criar um emirado islâmico nesse país e na Síria, ameaçou dar continuidade a “suas conquistas” no Iraque e, inclusive, avançar em direção a Bagdá e às cidades santas xiitas de Karbala e Najaf. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.