Exército iraquiano tira controle de Samarra dos jihadistas

  • Por Agencia EFE
  • 05/06/2014 13h38

Bagdá, 5 jun (EFE).- O exército iraquiano recuperou o controle dos bairros que os jihadistas da organização Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) ocuparam nesta madrugada na cidade de Samarra, 120 quilômetros ao norte de Bagdá, informou à Agência Efe uma fonte policial.

As tropas iraquianas, apoiadas por forças antiterroristas de elite e de aviação militar, mataram dezenas de combatentes durante a operação para recuperar o controle dos seis bairros ocupados pelo EIIL horas antes. As forças iraquianas perseguem agora os homens armados, que fogem rumo à região de Al-Islam, a leste de Samarra, segundo a fonte policial.

Entre os mortos está o ajudante do emir do EIIL na província iraquiana de Salah-ad-Din, conhecido como Abu Bakr al Iraqi, acrescentou.

O comandante das operações do exército iraquiano em Samarra, o general Sabah al Fetal, disse que os bombardeios aéreos lançados por seus efetivos mataram 11 terroristas e destruíram oito veículos.

Vários elementos do EIIL tinham entrado nesta madrugada nos bairros orientais e do Sul da cidade de Samarra e matado 13 pessoas, a maioria delas agentes de segurança, além de causar ferimentos em 50 membros das forças da ordem.

As tropas iraquianas têm, desde o começo do ano, duros combates com os jihadistas do EIIL na província ocidental de Al-Anbar, de maioria sunita, mas as escaramuças se estenderam a outras regiões.

Nos enfrentamentos em Al-Anbar há involucradas milícias tribais sunitas, algumas das quais respaldam o exército e outras ao EIIL, que conseguiu controlar vários povoados da região no começo do ano.

A origem deste grupo é o chamado Estado Islâmico do Iraque, uma aliança de organizações radicais nascida sob o guarda-chuva da Al Qaeda em território iraquiano em outubro de 2006, durante a ocupação americana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.