Exército israelense anuncia cessar-fogo de 7 horas
Redação Central, 4 ago (EFE).- O Exército israelense anunciou que observará nesta segunda-feira (data local) um cessar-fogo de sete horas em grande parte da Faixa de Gaza para facilitar a ajuda humanitária e o retorno a seus lares dos deslocados palestinos.
Um comunicado divulgado por oficiais do Ministério da Defesa diz que o cessar-fogo unilateral entrará em vigor nesta segunda-feira às 10h (horário local, 4h de Brasília).
O cessar-fogo não se aplicará em diversas áreas da cidade de Rafah (sul), na fronteira com o Egito, onde os militares israelenses continuam sua ofensiva contra militantes do grupo islamita palestino Hamas, ressalta o comunicado repercutido por diversos meios de imprensa na região.
O anúncio do cessar-fogo veio depois que as forças israelenses bombardearam no domingo uma escola da ONU para refugiados palestinos em Rafah, no qual morreram pelo menos dez civis.
O ataque foi qualificado como “um ultraje moral e um ato criminoso”, pelo secretário-geral das Nações Unidas, o coreano Ban Ki-moon, em comunicado divulgado por seu porta-voz, no qual também lamenta “outra grave violação da lei humanitária internacional”.
O diplomata coreano ressaltou que os refúgios da ONU devem ser zonas seguras e lembrou que “informou repetidamente às Forças Armadas de Israel o local dessas instalações”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.