Exército israelense recua na maior parte de Gaza

  • Por Agencia EFE
  • 03/08/2014 09h42
  • BlueSky

Jerusalém, 3 ago (EFE).- O exército israelense recuou na maior parte do território da Faixa de Gaza ocupado nas duas últimas semanas e meia, com única exceção da zona de Rafah, no sul, disseram fontes militares neste domingo.

“Completamos a retirada de quase todos os setores”, disseram as fontes à Agencia Efe ao explicar que hoje o Corpo de engenheiros completou a detonação do último dos túneis construídos pelo Hamas entre Gaza e Israel.

Os que não foram destruídos por falta de tempo são corredores subterrâneos em diferentes partes da faixa que não vão até Israel e nos quais o acesso é “complicado e arriscado”, explicaram.

O recuo, que começou na tarde do sábado com a saída dos militares dos centros urbanos no norte da Faixa, continua hoje ao longo do dia todo, apesar de oficialmente a ofensiva Limite Protetor não ter terminado e Israel não ter decidido como agir em curto prazo.

As fontes militares confirmaram à Efe que nas últimas horas as brigadas de infantaria se retiraram do leste de Gaza para posições perto da fronteira, embora sem sair ainda da Faixa.

“Voltamos a zonas menos expostas, mas continuamos em posição de combate para qualquer circunstância”, disseram.

O dia mais tranquilo no norte e no leste da faixa contrasta com os ataques no sul, junto da fronteira com o Egito e onde hoje morreram pelo menos 50 palestinos.

No sábado, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou que estava perto do fim a missão para a qual tinha ordenado a entrada de forças terrestres, a destruição de túneis, e por isso o exército se reorganizaria no que qualificou de “áreas mais confortáveis” que respondem “aos interessesde segurança” de Israel. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.