Exército libanês promete resposta “firme” a ataques de extremistas sírios

  • Por Agencia EFE
  • 02/08/2014 14h43

Beirute, 2 ago (EFE).- O exército do Líbano afirmou neste sábado que responderá de modo “firme” a qualquer ataque em seu território, depois de extremistas sírios matarem dois soldados e dois civis em Arsal, na fronteira entre os dois países.

“O que aconteceu hoje é um dos episódios mais perigosos que o Líbano enfrentou porque demonstra que estão preparando ataques contra o país e contra o exército há algum tempo”, disseram as Forças Armadas.

No comunicado afirmaram que impedirão “as tentativas de transformar o território libanês em palco para crimes, operações terroristas, assassinatos e sequestros”.

A nota explicou que os agressores eram de “várias nacionalidades” e capturaram soldados de segurança com o objetivo de trocá-los depois por “detidos perigosos”.

“Não aceitaremos que nossos filhos sejam tomados como reféns e não nos calaremos diante de nenhuma agressão contra o exército e os moradores de Arsal”, acrescentou.

Pelo menos dois soldados e dois civis morreram quando tentavam se defender dos ataques de combatentes jihadistas sírios contra uma delegacia de polícia e postos militares em Arsal.

A tensão disparou em Arsal após a detenção hoje pelo exército libanês de Amre Ahmad Yoma, dirigente da Frente al Nusra, filial da Al Qaeda na Síria.

Os combates coincidem com a morte de pelo menos 50 combatentes jihadistas, entre eles da al Nusra, desde ontem em emboscadas do forças do regime sírio na região de Al Qalamoun, na fronteira com o Líbano.

Arsal, de maioria sunita e simpática aos rebeldes sírios, é frequentemente alvo de bombardeios do regime sírio, que acredita que eles se refugiam ali. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.