Exército recupera 178 pessoas reféns do grupo islamita Boko Haram

  • Por Agencia EFE
  • 02/08/2015 22h19
  • BlueSky

Redação Central, 3 ago (EFE).- Forças do Exército nigeriano recuperaram 178 pessoas reféns do grupo islamita Boko Haram, após lançar vários ataques contra acampamentos dos radicais.

A libertação dos reféns aconteceu no final deste domingo no estado de Borno, reduto dos radicais, no nordeste da Nigéria, segundo um comunicado do Exército.

O coronel Tukur Gusau, porta-voz militar, disse que 101 dos libertados eram crianças, 67 eram mulheres e os dez restantes homens.

Simultaneamente, de acordo com Gusau, as forças do Exército detiveram um chefe do Boko Haram e destruiu vários acampamentos dos islamitas nos arredores da cidade de Bama, a cerca de 70 quilômetros a sudeste de Madiguri, capital de Borno.

Um porta-voz das forças da Aeronáutica garantiu também que tropas de terra tinham repelido um ataque dos islamitas nos arredores do povoado de Bitta, na reserva florestal de Sambisa, outro reduto do Boko Haram.

Esta organização islamita iniciou há seis anos sua luta armada para tentar estabelecer um Estado muçulmano regido estritamente pela lei islâmica Sharia, um conflito que causou centenas de mortos, ao mesmo tempo em que sequestrou centenas de pessoas, sobretudo mulheres e meninas. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.