Exército sírio e Hezbollah avançam em cidade próxima a fronteira com Líbano

  • Por Agencia EFE
  • 17/08/2015 12h21

Damasco, 17 ago (EFE).- O exército sírio, apoiado por milicianos do grupo xiita libanês Hezbollah, registrou nesta segunda-feira um importante avanço contra os rebeldes na cidade de Al Zabadani, na periferia de Damasco e próxima à fronteira com o Líbano.

A agência de notícias oficial síria “Sana”, que cita uma fonte militar, informou que os soldados e os combatentes do Hezbollah tomaram o controle de 46 edifícios no interior da cidade, após matar os “terroristas” que estavam ali.

Além disso, as autoridades sírias recuperaram os bairros de Al Zahra e de Al Hara Ocidental, desde a mesquita de Al Zahra Castle até a de Al Barada.

A rede de televisão do Hezbollah, “Al-Manar”, explicou que as forças deste grupo, em parceria com o exército sírio, progrediram desde o leste e o norte de Al Zabadani até o centro, e que há fortes enfrentamentos no oeste.

No sábado fracassaram as negociações entre os dois lados para prolongar o cessar-fogo declarado na quarta-feira em Al Zabadani e nas cidadess de Al-Fua e Kefraya, na província de Idlib.

Desde 4 de julho, Al Zabadani é alvo de uma ofensiva governamental para expulsar os insurgentes.

Esta cidade é relevante por sua proximidade com a fronteira com o Líbano e porque está na rota que liga Damasco com as províncias litorâneas do norte, Latakia e Tartus, redutos do regime. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.