Exército sírio toma controle de bairros da estratégica coidae de Zabadani
Damasco, 5 jul (EFE).- O exército da Síria, com a ajuda de milicianos do grupo xiita libanês Hezbollah, tomaram neste domingo o controle de dois bairros da estratégica cidade de Zabadani, ao norte de Damasco.
Segundo a agência de notícias estatal “Sana”, as forças governamentais dominam os distritos de Al Yamiyat, no oeste, e Al Sultaneh, no leste.
A força aérea destruiu dois veículos dos insurgentes, um deles equipado com uma metralhadora.
O exército e o Hezbollah lançaram ontem uma ofensiva para recuperar o controle de Zabadani, que em 24 horas matou 14 soldados e onze rebeldes, de acordo com os dados divulgados hoje pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos.
Desde a sexta-feira a aviação do regime efetuou 130 ataques aéreos contra as posições dos insurgentes em Zabadani e arredores.
Ao redor de 80% dos edifícios de Zabadani foram destruídos durante os pouco mais de quatro anos de conflito sírio, e a maioria de seus moradores fugiu.
A cidade tem uma grande importância estratégica para o regime por estar localizada na rota que liga Damasco à província central de Homs e o litoral norte, o que facilita a mudança de suas forças, armamento e combustível.
Por outro lado, seu controle ajudaria o governo a proteger a capital e arredores, e fecharia todos as possíveis conexões com o Líbano.
Para as brigadas rebeldes, o controle de Zabadani facilita o avanço rumo a Damasco e abre frentes de batalha rumo a costa, onde poderiam eliminar as tropas sírias e seus aliados do Hezbollah, que usam o litoral e o norte sírio para bombardear as cidades sob seu controle.EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.