Exército sul-sudanês expulsa rebeldes e retoma controle de Malut

  • Por Agencia EFE
  • 21/05/2015 11h27

Juba, 21 mai (EFE).- O exército do Sudão do Sul anunciou nesta quinta-feira que recuperou totalmente o controle da cidade de Malut, no nordeste do país, que havia sido tomada por um grupo armado liderado por um general rebelde na semana passada.

O porta-voz militar, coronel Philip Aguer, disse à Agência Efe em Juba que durante os confrontos suas tropas conseguiram destruir o armamento pesado com o qual os insurgentes atacaram a cidade na terça-feira.

Malut é localizada no estado de Alto Nilo, a cerca de 30 quilômetros do campo de petróleo de Falush, mas, segundo Aguer, os combates não afetaram a produção de petróleo.

A cidade havia sido capturada pelo general Johnson Olinsh com a ajuda dos rebeldes liderados pelo ex-vice-presidente Riak Mashar.

Ao contrário das informações divulgadas por alguns veículos de comunicação, Aguer negou que os insurgentes tenham derrubado um avião de combate na região.

O porta-voz informou que as tropas agora avançam rumo a Malakal, capital de Alto Nilo, para expulsar os rebeldes que controlam a cidade desde a semana passada.

No domingo, o porta-voz militar confirmou que Olinsh, comandante adjunto da zona militar de Alto Nilo, tinha se unido às forças de Mashar e que houve uma coordenação entre ambos na ofensiva que iniciaram um dia antes contra a cidade de Malakal.

Olinsh é um ex-rebelde que se uniu em 2012 ao governo de Juba, após lutar para recuperar terras da tribo shelek, que segundo ele tinham sido tomadas pela tribo dinka.

Após se unir ao governo sul-sudanês, foi designado comandante da região de Wau Shelek, sob a chefia da Primeira Brigada de Alto Nilo.

O Sudão do Sul atravessa um conflito armado desde dezembro de 2013 entre as forças leais ao atual presidente Salva Kiir, de etnia dinka, e os rebeldes fiéis a Mashar, dos nueres e deposto um ano antes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.