Exército turco destrói base da guerrilha curda no monte Ararat

  • Por Agencia EFE
  • 21/09/2015 12h40

Ancara, 21 set (EFE).- As forças armadas turcas destruíram uma importante base do Partido de Trabalhadores de Curdistão (PKK), a guerrilha curda, nas bases do monte Ararat, informou nesta segunda-feira a rede “CNNTÜRK”.

A base e o maior depósito de munição da guerrilha, localizados a cerca de 3 mil metros de altura, foram destruídos durante várias operações militares nos últimos dois meses, assegura a rede, citando fontes de segurança.

A região do Ararat, próxima à fronteira iraniana, foi declarada zona militar em agosto e o Exército concentrou suas operações no monte Tendürek, realizando frequentes ataques com helicópteros.

O Estado-Maior turco disse hoje que abateu cinco membros do PKK em um ataque aéreo contra depósitos de munição e carburante da guerrilha nos montes de Daglica, na província de Hakkari, fronteiriça com o Iraque.

A imprensa turca distribui hoje imagens dos bombardeios aéreos realizados por aviões não tripulados turcos contra o suposto acampamento do PKK em “Gara”, no norte do Iraque, em 11 de setembro, onde teria sido destruído o maior depósito de munição da guerrilha.

Segundo a CNNTÜRK, Ancara acredita que os danos ao PKK fazem com que a guerrilha retire alguns de seus combatentes do norte da Síria, onde batalham contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI), e enviem os mesmos à Turquia.

Para evitar esse movimento, o Exército tomou maciças medidas de segurança ao longo da fronteira sírio-turca, segundo a citada emissora.

Também continuam os combates entre PKK e Exército nos montes Cudi, na província sudeste de Sirnak.

As forças de segurança abortaram hoje uma manifestação de cerca de mil civis, liderados por 5 deputados do partido esquerdista pró-curdo HDP, que pretendiam se dirigir à zona de combates para se interpor entre os combatentes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.