Exército turco detém 9 britânicos que tentavam entrar na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 01/04/2015 19h11

Istambul, 1 abr (EFE).- As Forças Armadas da Turquia prenderam nove cidadãos britânicos que tentavam atravessar de forma ilegal a fronteira para a Síria, informou nesta quarta-feira o Estado-Maior do Exército turco em seu site.

As detenções ocorreram em Hatay, a província fronteiriça mais ao oeste, que margeia o Mar Mediterrâneo.

“Na fronteira turco-síria, no distrito de Hatay, município de Ogulpinar, foram detidas nove pessoas de nacionalidade britânica que tentavam atravessar a fronteira da Turquia para a Síria de forma ilegal”, diz o breve comunicado.

Os detidos foram entregues às instituições judiciais, acrescentou o Exército turco na nota.

A fronteira turca é o caminho escolhido por vários jihadistas europeus, e de outras origens, que querem se juntar às milícias do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na Síria.

Segundo dados oficiais do mês de março, as autoridades turcas já deportaram cerca de 1,5 mil cidadãos de países da União Europeia que chegaram à Turquia para se juntar ao EI, graças à informação compartilhada pelos serviços secretos dos países europeus.

Mesmo assim, outros grupos conseguem completar seu objetivo, como relataram em março à Agência Efe familiares de nove jovens britânicos de origem sudanesa que, ao que tudo indica, se uniram ao EI para trabalhar em seus hospitais na Síria.

Estes jovens, muitos deles nascidos e criados na Inglaterra, voaram do Sudão a Istambul e de lá se dirigiram à fronteira síria, que aparentemente cruzaram sem que fossem detectados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.