Explosão de bomba deixa 4 feridos na capital do Iêmen
Sana, 7 fev (EFE).- Pelo menos quatro pessoas, entre elas uma mulher, ficaram feridas neste sábado pela explosão de uma bomba perto do Palácio Republicano de Sana, a capital do Iêmen, um dia depois que o movimento rebelde dos houthis tomou o poder.
Fontes de segurança informaram à Agência Efe que o artefato explodiu perto de um posto de segurança no acesso sul do edifício, situado nas proximidades da Praça Tahrir, a principal da capital.
As vítimas são três guardas do palácio e uma transeunte.
O Palácio Republicano foi o lugar escolhido ontem pelo movimento rebelde para anunciar a dissolução do parlamento e a formação de um Conselho Presidencial para administrar o país em um período de transição.
Os houthis ocuparam o palácio e o transformaram na sede do Comitê Supremo Revolucionário, o principal órgão da milícia, que é presidido por Mohammed Ali al Houthi, parente do líder do grupo xiita, Abdul Malik al Houthi.
De acordo com o movimento, a tomada de poder ontem através de uma emenda constitucional pretende dar uma saída para a atual crise política, agravada pela renúncia do presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, há duas semanas.
O texto estipula a formação do chamado Conselho Nacional Provisório, que substituirá o parlamento e que será o encarregado de estabelecer um Conselho Presidencial, de cinco membros, que, por sua vez, designará um governo interino de tecnocratas.
O mandato do Conselho Presidencial e do governo interino terá duração de dois anos, período em que terão que ser convocadas eleições presidenciais e parlamentares no Iêmen.
Todos estes órgãos ficam subordinados à chefia dos houthis, que tem o poder de referendar suas decisões e vai determinar suas prerrogativas.
Os houthis, que já pegaram em armas contra as autoridades em 2004 e 2010 e que iniciaram sua expansão militar por todo o país em setembro do ano passado, controlam sete províncias iemenitas, incluindo a capital Sana. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.