Explosão de bomba em albergue para sem-teto mata quatro em Medellín

  • Por Agencia EFE
  • 22/03/2014 15h23
  • BlueSky

Bogotá, 22 mar (EFE).- A explosão de uma bomba em um albergue para sem-teto na cidade de Medellín, no noroeste da Colômbia, provocou neste sábado a morte de quatro pessoas e deixou outras 12 pessoas feridas, informaram as autoridades locais.

As primeiras informações apontam que se trata de um ataque contra os programas de reintegração da prefeitura, já que o explosivo estava com um dos mortos e foi ativado do lado de fora por meio de um celular.

“Trata-se de um ataque contra o atendimento ao habitante de rua, ao fato de neutralizar o uso de alucinógenos e ao esforço feito pela Polícia Metropolitana”, advertiu aos jornalistas o vice-prefeito de Governabilidade de Medellín, Luis Fernando Suárez.

O comandante da Polícia Metropolitana de Medellín, general José Ángel Mendoza, também atribuiu o ataque aos “pequenos distribuidores de droga” que se opõem ao fato dos moradores da rua que consomem entorpecentes recebam tratamento médico e psicológico.

No atentado, perpetrado em um centro para moradores da rua situado na capital, 12 pessoas ficaram feridas, entre moradores de rua e policiais, que foram transferidos aos hospitais da cidade.

Dos policiais feridos, dois foram pela explosão, enquanto outros quatro por causa de pedradas dos moradores de rua que pensaram que se tratava de uma ação da polícia contra eles, explicou o general Mendoza.

Nos últimos meses a Prefeitura reforçou seu programa de atendimento ao habitante da rua com a colaboração da polícia que os transferia aos albergues municipais, o que teria provocado o atentado contra um destas casas, segundo as autoridades.

De fato, o morador de rua que transportava a bomba escondida em uma lata com pólvora, acabava de ser levado pelos policiais que ficaram feridos.

Com dois milhões e meio de habitantes, Medellín é a segunda cidade maior da Colômbia e uma das que mais sofreu com a violência causada pelo flagelo do narcotráfico neste país. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.