Explosão de bomba em sede dos houthis deixa 6 mortos e 31 feridos no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 04/01/2015 16h28
  • BlueSky

(Atualiza o número de vítimas e a reivindicação do ataque).

Sana, 4 jan (EFE).- Pelo menos seis membros do movimento xiita dos houthis, entre eles um jornalista, morreram neste domingo e 31 ficaram feridos pela explosão de uma bomba em uma sede do grupo na cidade de Zemar, no Iêmen.

Uma fonte de segurança informou à Agência Efe que os milicianos houthis encontraram a bomba em uma rua próxima e a levaram para a sede para desativá-la, momento no qual ocorreu a explosão.

O jornalista morto é correspondente da televisão Al Masira, que pertence ao movimento xiita.

O ataque foi reivindicado posteriormente pela organização Ansar al Sharia (Seguidores da lei islâmica), filial da Al Qaeda na península arábica.

O grupo afirmou em comunicado emitido em seu perfil no Twitter que seus membros detonaram a bomba no momento que os houthis estavam tentando desativá-la.

Os houthis controlaram Zemar, a 100 quilômetros ao sul de Sana, há dois meses, e instalaram sua sede nesta cidade em um edifício governamental ocupado.

Moradores de Zemar explicaram à Agência Efe que os membros do grupo xiita fecharam as ruas que conduzem ao prédio após a explosão.

A rede terrorista Al Qaeda, de confissão sunita, poderia estar por trás da ação, já que anteriormente cometeu ataques similares contra os xiitas.

Em 31 de dezembro, pelo menos 23 pessoas morreram e 48 ficaram feridas em um atentado suicida cometido durante uma celebração dos houthis na cidade de Eb.

O movimento houthi, que controla desde 2010 a província de Saada, expandiu seus domínios para outras regiões do país e a capital, e forçou, em setembro passado, a renúncia do governo.

Desde outubro, enfrenta uma dura resistência por parte da Al Qaeda e de grupos e clãs sunitas nas regiões de Al Baida e de Eb.

Ontem à noite, o líder do grupo, Abdelmalek al Huti, ameaçou além tentar controlar a província petrolífera de Marib. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.