Explosão de mina terrestre mata 5 militares ucranianos no leste do país
Kiev, 15 jul (EFE).- Cinco militares ucranianos morreram após a explosão de uma mina terrestre durante uma missão próxima à cidade de Bolotennoye, no leste do país, informou nesta quarta-feira o Departamento do Ministério do Interior para a região de Lugansk, que está em parte dominada pelos separatistas pró-Rússia.
Os cinco soldados, de idades entre 23 e 45 anos, morreram na hora, afirmou o comunicado oficial, acrescentando que outros dois militares ficaram feridos em um ataque dos rebeldes com um lança-granadas e armas leves contra um posto de controle de Kiev.
Pela manhã, o comando militar ucraniano denunciou que entre ontem e hoje as milícias separatistas lançaram uma centena de ataques contra as posições das forças governamentais na zona do conflito.
Por outro lado, os separatistas acusaram as tropas de Kiev de terem usado fogo de artilharia contra bairros residenciais da cidade de Gorlovka, situada a cerca de 50 quilômetros ao nordeste de Donetsk, principal reduto dos pró-Rússia.
Apesar do acordo assinado em Minsk em fevereiro deste ano, os separatistas e os militares ucranianos trocam acusações diárias sobre violações ao cessar-fogo declarado na zona do conflito e o uso de armamento pesado, proibido pelo acordo.
Segundo os últimos dados da ONU, mais de 6,5 mil pessoas, entre combatentes e civis, perderam a vida no leste da Ucrânia em 15 meses de conflito armado. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.