Explosão em centro turístico de Istambul deixa 10 mortos e 15 feridos

  • Por EFE
  • 12/01/2016 07h25
TUR03 ESTAMBUL (TURQUÍA) 12/01/2016.- El cadáver de una víctima yace en el suelo tras registrarse una fuerte explosión en las inmediaciones de la Mezquita Azul, en el turístico distrito de Sultanahmet, centro de Estambul (Turquía), el 12 de enero de 2016. Al menos diez personas han muerto y otras quince han resultado heridas en la explosión, sin que se sepan aún las causas del suceso, informaron fuentes oficiales. EFE/Deniz Toprak ATENCIÓN EDITORES AL CONTENIDO GRÁFICO EFE Explosão em zona turística de Istambul deixa pelo menos um morto

Pelo menos dez pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas na forte explosão que ocorreu nesta terça-feira perto da Mesquita Azul de Istambul, na turística zona de Sultanahmet, que fontes oficiais acreditam se tratar de um ataque.

“As causas da explosão seguem sendo investigadas, além do tipo de explosivo e a pessoa ou pessoas responsáveis”, indicou o escritório do Governador de Istambul em comunicado no qual confirmou o número de mortos contabilizados até agora.

Segundo explicaram várias testemunhas à emissora “CNNTÜRK”, a explosão ocorreu perto do obelisco egípcio na esplanada perante a Mesquita Azul, aparentemente entre um grupo de turistas que algumas testemunhas descreveram como de aspecto asiático.

A pista principal, apesar de ainda não ter confirmação, é que se trata de um atentado suicida, acrescenta a citada emissora.

A mesquita e os monumentos próximos, como Santa Sofia e o palácio de Topkapi, formam o principal complexo turístico de Istambul, cidade que recebe por ano quase 10 milhões de viajantes.

O presidente da Associação de Turismo de Sultanahmet indicou ao jornal “Hürriyet” que o provável ataque “é um grande golpe ao turismo de toda a região”.

“Há 7 mil hotéis nesta zona. Os turistas agora querem ir embora. Já estão buscando passagens (para retornar a seus países). Com esta explosão, o ano 2016 terminou para nós”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.