Explosão em mina de carvão na Turquia deixa 157 mortos
(Corrige guia e título).
Ancara, 13 mai (EFE).- Já são 157 as pessoas que morreram nesta terça-feira em uma explosão em uma mina de carvão no extremo oeste da Turquia, segundo informou o prefeito da cidade de Manisa, Cengiz Ergun, em entrevista à emissora “CNN Türk”.
“Recebemos a informação das equipes de resgate que estão dentro da mina. Havia 580 mineiros no momento da explosão, 75 foram resgatados feridos e, por enquanto, foram tirados 157 corpos. Temo que esse número suba”, declarou o prefeito.
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, adiou uma visita à Albânia, que estava prevista para amanhã, e irá ao local do desastre, situado a cerca de 400 quilômetros ao sul de Istambul.
O ministro da Energia, Taner Yildiz, que já foi ao distrito de Soma onde fica a mina, explicou que quatro equipes diferentes de resgate estão trabalhando no resgate.
“O fogo está causando problemas, mas estamos enviando oxigênio aos principais poços que não foram afetados”, explicou o ministro para a imprensa.
O canal “CNN Türk” informou que dezenas de ambulâncias estão no local.
No momento da explosão, 580 mineiros estavam dentro da mina e cerca de 300 foram resgatados até agora. A explosão aconteceu a cerca de 200 metros de profundidade, mas a uma distância de dois quilômetros a partir da boca da mina, enquanto os mineiros presos estão entre um e dois quilômetros do lugar da detonação.
A mina pertence a uma empresa privada que emprega 6.500 trabalhadores em Soma, uma cidade com amplas jazidas de carvão na província de Manisa, na Turquia ocidental. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.