Explosão mata seis crianças que brincavam com morteiro no Afeganistão
Cabul, 22 mar (EFE).- Pelo menos seis crianças morreram e outra ficou gravemente ferida devido à explosão de um morteiro com o qual brincavam na província de Bamiyan, na região central do Afeganistão.
A explosão aconteceu ontem à tarde quando as “crianças brincavam com uma velha peça de artilharia que não havia detonado”, disse à agência de notícias local “AIP” o porta-voz do governo provincial, Abdul Rehman Ahmadi.
A ocupação soviética nos anos 80, a posterior guerra civil até a ascensão dos talibãs em 1996 e a ocupação das tropas dos Estados Unidos e da Otan desde 2001, deixaram centenas de milhares de artefatos explosivos disseminados por todo o Afeganistão.
Além disso, o uso a minas e de artefatos explosivos continuam sendo uma das táticas mais utilizadas pelos talibãs em sua luta para expulsar as forças internacionais do Afeganistão e retomar o poder.
Segundo relatório recente da ONU, a guerra do Afeganistão teve mais graves efeitos para os civis em 2013, quando causou quase 3.000 mortes e deixou 5.700 feridos. Foi o segundo ano com mais baixas no país asiático desde o início do conflito. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.