Explosão no Afeganistão mata 12 pessoas da mesma família
Cabul, 10 abr (EFE).- Pelo menos doze pessoas de uma mesma família morreram após uma bomba improvisada explodir quando a caminhonete em que estavam passou por uma ponte na província de Ghazni, no sul do Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte oficial.
O explosivo foi colocado sob a ponte em uma rodovia no distrito de Qarabagh, explicou o porta-voz do governador provincial, Shafiq Nang.
“Os 12 passageiros morreram na explosão, quatro mulheres e oito homens”, afirmou o porta-voz. O funcionário explicou que a família viajava para um distrito próximo para encontrar familiares.
Nang atribuiu aos talibãs a colocação do artefato, geralmente usado para provocar baixas entre as forças de segurança afegãs, embora “infelizmente” a maioria de suas vítimas seja de civis, lamentou.
A instalação dos explosivos em estradas aumenta com a chegada da primavera, quando os insurgentes costumam intensificar sua atividade “destrutiva”, acrescentou.
“Por rotina, os policiais a cada amanhã buscam e revistam pontes e passagens em rodovias para neutralizar os explosivos colocados pelos militantes, mas este incidente ocorreu antes da polícia checar esta ponte”, assegurou o porta-voz.
A violência no Afeganistão contra alvos não militares aumentou em 2014, com 3.700 civis mortos e cerca de sete mil feridos, segundo dados das Nações Unidas, número que ultrapassam amplamente os de anos anteriores. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.