Explosão seguida de incêndio destrói prédio em Nova York e deixa 19 feridos

  • Por Agencia EFE
  • 27/03/2015 01h50
  • BlueSky

(Atualiza com nova informação sobre os feridos).

Nova York, 26 mar (EFE).- Uma explosão devido a um vazamento de gás, seguida de um incêndio de grandes proporções, causou o desabamento de um edifício em Nova York nesta quinta-feira, deixando pelo menos 19 feridos, quatro deles em estado grave, segundo dados preliminares divulgados pelas autoridades locais.

Quatro dos feridos são bombeiros e foram transferidos a vários hospitais com ferimentos leves, enquanto outros três, incluindo um trabalhador da área de saúde, disseram não necessitar de atendimento médico no local do incidente, de acordo com a última informação proporcionada pelo Departamento de Bombeiros.

O acidente foi registrado no bairro de East Village e causado por obras que estavam sendo realizadas no encanamento do prédio. O serviço acabou atingindo um dos canos, o que gerou o vazamento.

Essa é a conclusão divulgada pelo prefeito de Nova York, Bill de Blasio, em entrevista coletiva no local do acidente. No entanto, ele insistiu que tanto o número total de vítimas como as causas da explosão são preliminares.

Segundo o prefeito, uma equipe da companhia de gás e eletricidade que abastece Nova York esteve no edifício uma hora antes do incidente para corrigir uma série trabalhos feitos anteriormente no local.

A explosão foi seguida de um incêndio que abalou a estrutura de um dos edifícios e gerou sérios danos a outro prédio vizinho. O fogo também atingiu dois imóveis próximos, todos eles com cinco andares.

“Escutei uma explosão e parecia um caminhão caindo do céu. Havia muita fumaça. Uma mulher estava na escada de incêndio esperando o fogo ser apagado para pular”, disse à Agência Efe Michael Cummings, morador de East Village.

O incidente atraiu um grande número de curiosos ao local. Eles tentavam captar imagens com seus celulares, apesar de a polícia impedir o acesso às ruas próximas aos edifícios atingidos.

Muitos precisaram usar máscaras por causa da fumaça preta que se espalhou pela região. Alguns moradores, inclusive, foram evacuados. Outros não puderam entrar em suas casas.

“Nunca tinha escutado um som tão alto, achei que era uma bomba. O incêndio começou no edifício do meio, o do restaurante japonês. De repente, o fogo se espalhou e a frente do prédio caiu inteiro”, disse à Efe Carlos Sosa, testemunha do acidente, lembrando que a força da explosão jogou dois homens para o outro lado da rua.

“Tudo ficou escuro e havia gente gritando, pessoas no chão, como se o mundo tivesse acabando. O fogo passou para os prédios do lado e meia hora depois o do meio caiu”, acrescentou.

O prefeito de Nova York estava acompanhado pelo chefe dos bombeiros da cidade, Daniel Nigro, que garantiu que o incêndio está controlado. No entanto, ressaltou que esta será “uma longa noite” até que seus homens consigam estabilizar a situação e comecem a investigar o acidente.

Nigro também revelou que dois dos feridos em estado grave tinham queimaduras nas vias respiratórias.

Por sua vez, o chefe do serviço de emergência de Nova York, Joseph Esposito, informou que uma escola próxima ao local da explosão está sendo usada para alojar os moradores dos imóveis afetados.

A explosão de hoje acontece poucos dias depois que sete crianças de entre cinco e 15 anos, membros de uma família de judeus ortodoxos, morreram em um incêndio em uma casa no bairro de Brooklyn. EFE

ag/rsd

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.