Bruxelas tem explosões em aeroporto e metrô com mortos e dezenas de feridos

  • Por JP com AE e EFE
  • 22/03/2016 06h31
  • BlueSky
BRU02 ZAVENTEM (BÉLGICA) 22/03/2016.- Varios pasajeros abandonan la zona aeroportuaria tras registrarse explosiones en el aeropuerto de Bruselas en Zaventem, cerca de Bruselas (Bélgica) hoy, 22 de marzo de 2016. Decenas de persona han muerto y hay numerosos heridos a causa de al menos dos explosiones registradas hoy en el aeropuerto internacional de Zaventem, en Bruselas, que ha sido cerrado, informa el diario belga HLN en su edición digital. EFE/Laurent Dubrule EFE Atentados na Bélgica

Pelo menos 34 pessoas morreram e outras 170 ficaram feridas nas explosões que ocorreram nesta terça-feira no aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, e na estação de metrô de Maalbeek, no centro da capital europeia.

Segundo confirmaram fontes oficiais aos meios de comunicação belgas, duas explosões no aeroporto deixaram pelo menos 11 mortos e 35 feridos. Inicialmente foi informado que as detonações haviam deixado 13 mortos.

Por outro lado, o atentado na estação de metrô, localizada no bairro onde se encontra a maior parte das sedes das instituições europeias, deixou pelo menos 15 mortos e 55 feridos.

O promotor do tribunal de primeira instância de Bruxelas confirmou que as explosões no aeroporto de Zaventem e no metrô se trataram de atentados.

Meios de comunicação belgas asseguram que as explosões no aeroporto ocorreram por volta das 8h15 local (4h15, em Brasíliua), momento em que uma densa fumaça atravessou os vidros quebrados do terminal, que foi abandonado pelos viajantes de forma precipitada.

Pouco depois, outra explosão sacudiu a estação de metrô de Maalbeek, uma zona administrativa da capital europeia muito movimentada nessa hora.

Este último atentado fez com que toda a rede de transporte público da capital europa fosse bloqueada.

Terrorismo

Algumas autoridades europeias já declaram que os ataques são de natureza terrorista. A presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaité, disse através da conta oficial da presidência no Twitter que aconteceram “atos terríveis de terrorismo em Bruxelas”. “A minha solidariedade com todos os atingidos”, disse a política nesta manhã.

O ministro de relações exteriores da Letônia, Edgars Rinkevics, também usou a rede social Twitter para dizer que tinha o horrível sentimento de “não se, mas quando” haveria ataques contra Bruxelas. “A Letônia está junto com Bruxelas e a Bélgica em solidariedade contra o terrorismo”, disse.

Uma autoridade dos Estados Unidos presume que as explosões são um ataque terrorista em retaliação à prisão de Salah Abdeslam, um dos responsáveis pelos ataques em Paris em novembro de 2015.

Autoria

O Estado Islâmico reivindicou responsabilidade pela série de ataques em Bruxelas nesta terça-feira (22), de acordo com a agência de notícias do grupo terrorista, chamada Amaq.

“Combatentes do Estado Islâmico realizaram uma série de explosões de cintos com bombas e outros aparatos nesta terça-feira, tendo como alvo um aeroporto e uma estação de metrô no centro da capital da Bélgica, Bruxelas, um país que participa da coalizão internacional contra o Estado Islâmico”, diz o comunicado transmitido por uma plataforma de mensagens criptografadas conhecida como Telegram.

O anúncio do Estado Islâmico, que foi feito em inglês e não em árabe, descreveu os eventos em Bruxelas como um ataque multifocal que começou no aeroporto. Combatentes do grupo começaram o ataque com disparos antes de vários deles detonarem cintos com explosivos, afirmou a Amaq. A agência de notícias não deu detalhes sobre o número de supostos terroristas envolvidos.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.