Explosões freáticas são registradas no vulcão Cotopaxi no Equador

  • Por Agencia EFE
  • 14/08/2015 09h58

Quito, 14 ago (EFE).- Duas explosões freáticas foram registradas nas últimas horas no vulcão Cotopaxi, no centro andino do Equador, informou nesta sexta-feira o Ministério de Ambiente com base em dados do Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional.

O Ministério informou em comunicado que decidiram restringir o acesso ao Parque Nacional Cotopaxi e suspender até novo aviso a subida ao alto do vulcão.

“Esta decisão foi tomada a fim de preservar a integridade física dos visitantes, pois o vulcão Cotopaxi, segundo informação do Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional, registrou duas explosões freáticas com presença de cinza”, acrescentou.

Moradores da cidade de Machachi, perto da capital equatoriana, disseram à televisão “Ecuavisa” que perceberam queda de cinza durante a madrugada.

A televisão apresentou imagens nas quais se vê uma leve camada de cinza sobre os carros, enquanto habitantes usavam máscaras para evitar os efeitos do pó vulcânico.

Mónica Chuillupanta, moradora de Machachi, disse à televisão que se registrou também cheiro de enxofre na região.

Segundo informação publicada na conta no Twitter do Instituto Geofísico, ao longo da história foram registrados cinco períodos eruptivos do vulcão: 1532-1534, 1742-1744, 1766-1768, 1853-1854 e 1877-1880. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.