Explosões na região de Xinjiang, na China, deixam 3 mortos e 2 feridos

  • Por Agencia EFE
  • 25/01/2014 06h28

Pequim, 25 jan (EFE).- Pelo menos três pessoas morreram e duas ficaram feridas em uma série de explosões na conflituosa região autônoma de Xinjiang, na China, onde vive a minoria étnica uigur, de religião muçulmana, informou neste sábado a agência oficial “Xinhua”.

Duas das explosões ocorreram em uma barbearia e em uma feira, respectivamente, na cidade de Xinhe, perto da fronteira com o Quirguistão.

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas como resultado dessas explosões, informaram as autoridades locais.

Posteriormente, um veículo explodiu quando estava sendo revistado pela polícia. Seus dois ocupantes morreram na explosão, segundo a agência, que acrescentou que três pessoas foram detidas pelos incidentes.

Pelo menos 92 pessoas morreram desde abril do ano passado em incidentes violentos em Xinjiang, região onde os enfrentamentos entre as forças de segurança chinesas e grupos armados se tornaram frequentes.

A China afirma que grupos extremistas promovem a “guerra santa” entre os uigures, etnia muçulmana que vive no sul e oeste de Xinjiang, mas organizações desta etnia no exílio acusam Pequim de usar a desculpa do terrorismo para aumentar a repressão contra sua cultura e religião.

As autoridades chinesas endureceram as medidas de segurança na região autônoma depois que, em outubro de 2013, um veículo atropelou várias pessoas e pegou fogo na Praça da Paz Celestial, em pleno centro de Pequim, em um incidente que causou a morte dos três ocupantes do automóvel e de dois turistas.

O governo chinês qualificou o fato como um ato terrorista e atribuiu sua autoria aos grupos extremistas uigures.

Na semana passada, a polícia chinesa prendeu em Pequim o proeminente intelectual uigur Ilham Tohti e sua mãe, e apreendeu seus computadores e vários documentos, alegando que o acadêmico era “suspeito de descumprir a lei”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.