Exposição de fotos sobre os 75 anos da Agência Efe chega ao Panamá

  • Por Agencia EFE
  • 14/10/2014 22h55
  • BlueSky

Cidade do Panamá, 14 out (EFE).- O presidente da Agência Efe, José Antonio Vera, inaugurou nesta terça-feira na capital do Panamá uma exposição fotográfica pelos 75 anos da agência, em um ato acompanhado pelo prefeito da Cidade do Panamá, José Blandón, e o administrador da Autoridade do Canal do Panamá (ACP), Jorge Luis Quijano.

Na abertura da exposição “EFE – 75 anos em fotos, 25 anos construindo a América Latina”, na Praça da Cidade do Saber, também estiveram o diretor desse complexo, Jorge Arosemena; o núncio apostólico Andrés Carrascosa, e o embaixador da Espanha no Panamá, Jesús Silva, entre outras personalidades.

“Nos sentimos muito comprometidos com a América Latina e particularmente com a América Central, como a primeira agência regional”, declarou Vera ao destacar que a exposição recolhe imagens de momentos estelares da América Latina e da Espanha.

Vera destacou o trabalho árduo dos jornalistas de Efe, assim como a defesa do espanhol feito pela agência, a maior e primeira a brindar seus serviços neste idioma e com presença em 120 países do mundo.

Por sua parte, Blandón ressaltou como uma honra que a Agência Efe, e seu serviço centro-americano, Acan-Efe, “tenham estabelecido” no Panamá em 1973 sua “base de operações para a área”.

“Esperamos compartilhar muitos anos mais junto com os senhores e que sigamos tendo esse espírito e esse ar de democracia e de liberdade que existe em nosso país”, disse o prefeito.

Por sua vez, o diretor da Cidade do Saber disse que a agência espanhola exerceu um “papel crucial” para a América Central e “muito particularmente” para o Panamá e sua luta por conseguir a soberania no canal interoceânico.

A exposição itinerante é uma seleção de 75 imagens entre as mais de 17 milhões de fotografias que formam o arquivo gráfico da Efe, que com sua exibição no Panamá até o próximo dia 6 de novembro já percorreu dez países da região.

A Agência Efe tem mais de três mil profissionais distribuídos por todo o mundo que cobrem mais de 120 países e gera diariamente mais de 5.000 informações em suportes de texto, foto, áudio, vídeo e multimídia.

Em 1995, o Prêmio Príncipe de Astúrias de Comunicação e Humanidades reconheceu o trabalho de várias gerações de profissionais da Efe e seu esforço por garantir as relações entre Espanha e América Latina. EFE

fa/rsd

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.