Exposição em Roma lembra mortos na I Guerra Mundial

  • Por Agencia EFE
  • 23/06/2014 10h13

Laura Serrano-Conde.

Roma, 23 jun (EFE).- Cartas originais, medalhas, cartazes de propaganda, fotos e outros documentos audiovisuais prestam homenagem em Roma a milhões de italianos que morreram em combate durante a I Guerra Mundial no ano em que se completa um século de seu início.

A exposição “A Primeira Guerra Mundial 1914-1918” poderá ser vista até 30 de julho no Monumento a Vittorio Emanuele II, o colossal edifício de mármore branco construído na “cidade eterna” no final do século XIX como símbolo da pátria e da reunificação italiana.

“Este monumento nasce como um altar à pátria, ou seja, como um lugar simbólico para representar tudo aquilo que tem a ver com a identidade nacional. Portanto, que melhor lugar do que este para lembrar os milhões de soldados mortos na Grande Guerra”, disse à Agência Efe o historiador Marco Pizzo.

Uma foto em preto e branco de grandes dimensões mostra dois soldados que “olham atentamente” para os visitantes, com rostos sérios e inalterados, logo no acesso à exposição.

Este é o primeiro contato, mas à medida que se passa pelos vários corredores deste museu, se chega ao front italiano na I Guerra Mundial.

“A I Guerra constitui de algum modo o início da idade contemporânea, pois com ela aparecem todos os fenômenos que provocarão os grandes desastres da Europa e do mundo do século XX, desde o nazismo até o fascismo ou os totalitarismos”, afirmou Pizzo.

Medalhas, bandeiras e fotos recriam o passado de um século atrás, como também telegramas de guerra ou manuscritos originais de pactos como o do Tratado de Londres, que, assinado em 1915, representou a entrada da Itália na I Guerra Mundial.

“A exposição quer reconstruir a Grande Guerra utilizando uma série de materiais que recuperam a memória histórica deste que foi um dos grandes conflitos da Europa contemporânea”, declarou Pizzo.

Também são mostradas edições impressas de jornais como “Il Messaggero” que lembram aos amantes da história as notícias mais importantes publicadas naqueles anos. Além disso, telões projetam imagens de soldados no front.

“A I Guerra Mundial marcou o início da cinecrônica, ou seja, o que ocorria na frente de batalha era registrado por videogravuras que fizeram o trabalho de jornais cinematográficos de guerra. Desta maneira, não só se podia ver, mas compreender o que estava acontecendo”, afirmou.

A exposição também reserva um espaço para a propaganda, essencial em tempos de guerra. Durante aqueles anos, a imprensa foi controlada pelos governos, e os anúncios publicitários se tornaram fundamentais para transmitir força no campo de batalha e fragilizar o inimigo.

Com isso, podem ser vistos grandes cartazes originais que preveem a vitória da Itália ou que incentivam seus soldados a continuar lutando e a não se render. E tudo isso acompanhado pela voz de diversos jovens da Itália do século XXI que recitam frases escritas por soldados em cartas.

“Trata-se de um convite a viajar ao passado para reconstruir a I Guerra Mundial através dos testemunhos e das experiências dos próprios protagonistas”, concluiu. EFE

lsc/id

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.