Exposição fotográfica no Rio conta os 75 anos de história da Agência Efe

  • Por Agencia EFE
  • 03/12/2014 14h51

Rio de Janeiro, 3 dez (EFE).- Uma exposição de 75 fotos jornalísticas de momentos históricos será inaugurada amanhã no Rio de Janeiro como parte das comemorações pelo 75º aniversário da agência internacional de notícias Efe.

A mostra itinerante “EFE 75: A história da maior agência global em espanhol”, que em setembro passou por São Paulo e já percorreu várias cidades ibero-americanas, chega agora ao Rio de Janeiro como parte das celebrações pelos três quartos de século dessa empresa de comunicação espanhola.

A exposição será inaugurada pelo presidente da Efe, José Antonio Vera, e pela diretora da agência no Brasil, Carmen Gurruchaga, em cerimônia que contará com a presença de representantes de consulados, do setor empresarial e de autoridades locais como o secretário estadual de Turismo, Claudio Magnavita, e a secretária especial de Políticas para as Mulheres do município, Ana Rocha.

As imagens poderão ser apreciadas pelo público carioca entre os dias 5 de dezembro e 31 de janeiro na sede do Instituto Cervantes, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro.

Com cinco décadas de atuação no Brasil, a Efe exibirá ao público alguns momentos de grande impacto no cenário mundial e que foram captados por suas lentes, como o atentado às Torres Gêmeas, em Nova York, em 2001.

“Cada uma das imagens tem valor histórico. É uma foto de algo que marcou a história e as organizamos em blocos para que se reforcem entre si e para que o público possa fazer uma leitura poética”, explicou o curador da mostra, Aarón Cadena Ovalle, fotógrafo mexicano radicado no Brasil.

O percurso pela exposição começa com a fotografia mais antiga e que reflete o encontro ocorrido em 23 de outubro de 1940 em Hendaye (França) entre os ditadores Adolf Hitler e Francisco Franco em plena Segunda Guerra Mundial.

Ao lado da foto original, na qual o espanhol aparece muito mais baixo que o alemão, é exposta a distribuída oficialmente na época, e que foi manipulada para melhorar a imagem de Franco.

“Queremos mostrar o paradigma de verdade e montagem que sempre marcou a fotografia jornalística”, explicou Cadena Ovalle.

O Brasil está presente em 25 imagens da equipe de repórteres fotográficos da Efe em suas redações do Rio de Janeiro (Marcelo Sayão e Antonio Lacerda), de São Paulo (Sebastião Moreira) e Brasília (Fernando Bizerra Júnior).

“Cada um escolheu as que considera como suas melhores imagens e que representam alguns momentos importantes da história do Brasil”, afirmou Sayão, editor-chefe de foto da Efe no Brasil e ganhador do Prêmio Rei da Espanha de fotografia em 2001.

A mostra inclui imagens da seleção brasileira, de desfiles de carnaval, da estátua do Cristo Redentor atingida por um raio e de políticos como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, há um registro de um cumprimento entre a presidente Dilma Rousseff e do senador Aécio Neves durante a última campanha eleitoral.

A última imagem da mostra é de um torcedor argentino entrando no mar em Copacabana após a derrota de sua seleção para a Alemanha na final da Copa do Mundo deste ano.

A exposição da Efe no Rio de Janeiro conta com o patrocínio da multinacional Indra e o apoio de outras empresas espanholas com atuação no Brasil como Isolux e Gás Natural Fenosa, assim como do Instituto Cervantes e do restaurante Entretapas.

O serviço de fotografia é um dos principais da Efe, que é uma das quatro maiores agências do mundo e líder no mercado ibero-americano.

Presente no Brasil com um serviço em português destinado ao mercado nacional, a Efe também possui mesas de edição em inglês, árabe, catalão e galego, além de escritórios em 180 cidades de 120 países. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.