Extintor passa a ser opcional em carros que circulam no Brasil
Após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinar no início deste ano que carros com mais de dez anos de uso deveriam trocar de extintor – de BC para ABC -, o órgão decidiu pela não obrigatoriedade do equipamento em veículos que circulam no país.
A medida anunciada nesta quinta-feira (17), passa a valer a partir do momento que a decisão constar no Diário Oficial da União, que deve ocorrer entre esta sexta (18) e a próxima segunda-feira (21).
O extintor passa a ser, portanto, opcional para carros, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. Até a mudança na decisão, rodar sem extintor ou com ele vencido acarretava infração média, multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.
O equipamento continua obrigatório em caminhões, micro-ônibus, ônibus, tratores e veículos de transporte de produtos inflamáveis.
Antes, por conta do adiamento da exigência para a troca do item para outubro, houve correria pela procurado do extintor e reclamações pela alta nos preços.
Segundo a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, nos dois milhões de acidentes em veículos cobertos por seguros, apenas 800 tiveram como causa o incêndio. Deste total, 24 informaram que usaram o extintor, o que equivale a 3%.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.