Facções palestinas pedem convocação de eleições a governo de unidade

  • Por Agencia EFE
  • 11/01/2015 18h50

Gaza, 11 jan (EFE).- Várias facções palestinas pediram ao governo de unidade da Autoridade Nacional Palestina (ANP) para convocar eleições em cumprimento ao pacto de reconciliação que os movimentos Hamas e Fatah fizeram no ano passado.

Líderes dos principais grupos islamitas e da esquerda realizaram hoje uma reunião na Faixa, a pedido do Hamas, para queixar-se do governo de unidade e de seu comportamento negligente em Gaza. Em comunicado que as facções divulgaram depois da reunião, à qual não participou nenhum representante do partido nacionalista Fatah, presidido por Mahmoud Abbas, elas solicitaram à criação de um comitê de acompanhamento do acordo de reconciliação.

“Falamos das dolorosas consequências da paralisação na implantação do acordo de reconciliação”, explicou a nota, na qual também pediram ao governo do primeiro-ministro, Rami Hamdala, mais atenção aos problemas da Faixa.

Imersa na pobreza e na destruição desde a última guerra com Israel, no ano passado, a população de Gaza se queixou que o governo de Hamdala não leva em conta seus problemas nem se esforçou o suficiente para que a ajuda internacional estipulada em outubro para a reconstrução, US$ 5,4 bilhões, chegasse a seu destino.

A reunião aconteceu depois que vários dirigentes do Hamas advertiram ao governo de unidade que caso continuasse ignorando a Faixa de Gaza, o movimento islamita buscaria alternativas.

Por sua vez, funcionários do governo em Ramala se queixaram de que o Hamas não abandonou realmente o governo da Faixa que controlou desde 2007 até a assinatura do acordo de reconciliação no começo de 2014, e que suas forças de segurança continuam colocando obstáculos para que o Executivo de unidade faça efetivo controle desse território litorâneo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.