Falha no sistema de controle de voo pode ter causado perda de altitude, diz piloto brasileiro

  • Por Jovem Pan
  • 24/03/2015 14h57
300 bombeiros EFE Começam as buscas nos destroços do avião alemão

Um avião alemão com 150 pessoas à bordo caiu nos Alpes franceses na manhã desta terça-feira (24). Os destroços foram encontrados perto de Barcelonnette, de acordo com o Ministério do Interior francês. Uma das caixas-pretas do Airbus A320 da companhia Germanwings já foi encontrada.

Em entrevista a Jovem Pan, o comandante de aviação comercial Rui Torres comentou sobre o que pode ter acarretado o acidente. A companhia aérea informou que o avião perdeu altitude por oito minutos até que atingisse o solo. Para Torres, está descartada a hipótese de despressurização. “Pode ter tido falha no sistema de controle de voo, de pilotagem. O que pode ter causado a perda de altitude”, disse.

Apesar de ter tido acesso a apenas partes dos áudios divulgados, o comandante relatou que, aparentemente, houve uma falha de superfície de comando, de motor e os pilotos não conseguiram “segurar o avião” com essa falha.

Com a caixa-preta encontrada, o trabalho começa de forma imediata. Torres explicou que são analisadas e comparadas as conversas entre os pilotos antes e durante a queda do avião. No entanto, apenas uma caixa-preta foi localizada equanto a outra permanece desaparecida. “Uma delas analisa todos os dados de voos e a outra grava tudo o que é falado. Todos os sons que acontecem na cabine de comando. Ela grava todo ruído, inclusive diálogos dos pilotos”.

Inspeções de rotina

A companhia alegou que a o Airbus passou por inspeções de rotina antes de realizar o voo. “Eles [companhia aérea] têm um numero de ciclo de obras, que um avião é retirado para um hangar por 72 horas. Eles vão checar exatamente locais possíveis de terem alguma pane, como portas. É uma inspeção relativamente rápida e é feita em um dia”, comentou Torres.

“Existem inspeções mais longas, em que determinados equipamentos são trocados. Mesmo se estiverem funcionando, são trocados por mais novos”, completou o comandante.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.