Falso alerta de bomba paralisa tráfego e sistemas de metrô e trem em Madri
Madri, 8 jan (EFE).- Um falso alerta de bomba originado por uma caixa de sapatos deixada em cima de uma lixeira da estação de Nuevos Ministerios, em Madri, provocou nesta quinta-feira a suspensão temporária do funcionamento de várias linhas de metrô e de trem, além de interrupções no tráfego de veículos, segundo a polícia.
Embora desde o princípio a polícia tenha duvidado que a ameaça fosse real, foi isolada a parte da estação na qual estava o pacote suspeito, uma caixa de sapatos da marca Storm, e as companhias responsáveis pelas operações de metrô e trem foram avisadas para que suspendessem o tráfego das composições que passariam pela estação.
Além disso, o tráfego de veículos também foi bloqueado nos arredores do Paseo de la Castellana, incluindo a região do estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid.
Especialistas da polícia comprovaram que não se tratava de uma bomba, e não houve necessidade de explodir a caixa. Aproximadamente uma hora e meia depois, o alerta foi desativado e os sistemas de transporte voltaram a funcionar.
Após o atentado à sede da revista “Charlie Hebdo” em Paris, que provociu a morte de 12 pessoas ontem, o governo da Espanha decidiu aumentar de 2 para 3, com intensidade baixa, o nível de alerta antiterrorista, o que abrange uma série de medidas e protocolos de atuação diante de eventuais ameaças.
Em 2004, Madri foi palco de um sangrento ataque terrorista realizado por radicais islâmicos em estações da rede de trens urbanos, nos quais morreram cerca de 200 pessoas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.