Falta de comida e remédios mata 85 em campo de refugiados palestinos na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 29/01/2014 13h17

Beirute, 29 jan (EFE).- Pelo menos 85 pessoas morreram desde junho do ano passado, entre elas cinco menores e 25 mulheres, pela escassez de remédios e alimentos no campo de refugiados palestinos de Al Yarmouk, no sul de Damasco informou nesta quarta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O grupo lembrou que a falta de comida e de remédios se deve ao cerco mantido há aproximadamente duzentos dias em torno ao campo pelas forças do regime sírio, em colaboração com seus aliados da Frente Popular para a Libertação da Palestina-Comando geral (FPLP-CG).

O organismo pediu que a ONU e a comunidade internacional atue de forma urgente para levantar o bloqueio sobre Al Yarmouk.

Ontem, a porta-voz da ONU, Corinne Momal-Vanial, afirmou que as agências das Nações Unidas estavam há dez dias sem ter acesso ao campo, onde vivem cerca de 18 mil palestinos (antes do início do conflito sírio esse número era de 160 mil).

Os insurgentes tomaram o controle de Al Yarmouk em dezembro de 2012 e desde então o campo foi cenário de enfrentamentos entre os opositores e as forças governamentais.

Desde julho de 2013, o regime sírio mantém o cerco a Al Yarmouk, o que levou à deterioração das condições de vida no local. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.