Falta de leitos para transplante de medula óssea deve diminuir até 2016, espera ministério da Saúde

  • Por Jovem Pan
  • 13/01/2015 09h30

Tido como principal obstáculo para quem necessita de um transplante de medula óssea, a falta de leitos deverá diminuir significativamente até 2016. Essa é a intenção do Ministério da Saúde que pretende triplicar os existentes, passando de 88 para 250.

A pasta deve investir R$ 240 mil para a abertura de cada novo leito ou ampliação dos já existentes destinados a doadores e receptores. A diretora substituta de Atenção Hospitalar do Ministério, Maria Inês Gadelha, disse que o transplante entre não parentes é o que mais preocupa.

*Ouça os detalhes no áudio

Para a presidente da Sociedade Brasileira de Transplantes de Medula Óssea, um entrave é o custo do transplante de medula de doador voluntário. Falando a repórter Cris Santos, Lúcia Silla garante que os centros brasileiros são de nível internacional e que é necessário elevar o serviço. 

A fim de receber os recursos, os hospitais precisam apresentar um projeto ao Ministério da Saúde e se comprometer a habilitar cinco leitos. A instituição deverá realiza também, no mínimo, dez transplantes de medula óssea de não parentes por ano, considerado o procedimento mais complexo.  

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.