Família de seis pessoas é assassinada na Índia acusada de bruxaria

  • Por Agencia EFE
  • 13/07/2015 08h07

Nova Délhi, 13 jul (EFE).- Seis membros de uma família, entre eles quatro menores, acusados de praticar bruxaria, foram assassinados nesta segunda-feira por golpes de facão proferidos por aldeãos de um povo do estado de Orissa, no leste da Índia.

O ataque aconteceu nesta manhã na casa das vítimas na aldeia de Munda Sahi, afirmaram fontes policiais ao jornal local “Odisha Sun Times”.

“Os seis membros da família foram assassinados com armas cortantes. Enviamos os corpos para que seja feita a autópsia. Estamos nos esforçando para deter os acusados”, disse o superintendente da Polícia regional, Ajay Pratap Swain.

Uma brigada da polícia e uma equipe científica descobriram “em um charco de sangue” os seis corpos na casa junto a outros dois membros da família seriamente feridos, que foram levados ao Hospital geral do Distrito de Keonjhar.

Enquanto a investigação ocorre, todos os homens do povo deixaram suas casas por medo das ações da Polícia.

Este é o segundo incidente similar ocorrido neste mês em Orissa, depois que um homem de 45 anos foi queimado vivo por seus vizinhos em outra aldeia acusado de praticar bruxaria.

Nos últimos cinco anos, o estado litorâneo de Orissa contabilizou 278 pessoas assassinadas acusadas de praticar bruxaria, segundo os dados que oferece “Odisha Sun Times”.

A situação chegou até tal ponto que o governo do estado redigiu em 2013 a Lei de Prevenção de Caça às Bruxas, mas ainda não foi aplicada.

“Esta prática está muito estendida nas áreas tribais, já que acreditam firmemente nelas. Temos que acabar com esta falsa crença”, sentenciou ao jornal um membro da Sociedade Racionalista de Orissa, Sudhansu Sekhar Dhada.

Os sacrifícios humanos e os linchamentos por bruxaria não frequentes também em outras áreas tribais da Índia, apesar de vários governos regionais terem iniciado campanhas de sensibilização. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.