Família marroquina de sete pessoas se une à jihad síria

  • Por Agencia EFE
  • 04/07/2015 11h26

Rabat, 4 jul (EFE).- Uma família de sete membros do Marrocos se incorporou esta semana às fileiras do Estado Islâmico (EI) na Síria, revelou neste sábado o jornal “Ajbar al Yawm” citando fontes não identificadas.

Segundo o jornal, esta família tetuaní, composta por um homem com as iniciais F.N., sua esposa e seus quatro filhos, mais um cunhado do pai, fecharam sua casa em Tetouan, viajaram para Casablanca e tomaram todos juntos normalmente um voo para a Turquia.

Eles eram esperados por membros do EI que os levaram a na Síria, na parte do país “controlada” por seus milicianos.

O jornal questionou a capacidade das forças de segurança marroquinas de controlar seu território e suas fronteiras, já que foram incapazes de impedir a saída em uma só viagem do Aeroporto de Casablanca, e isso apesar dos constantes anúncios de reforço das medidas de controle e segurança.

Além disso, o jornal acrescentou que só nos meses de maio e junho foram registradas 35 incorporações à jihad desde o Marrocos, grande parte desde o norte do país, na região de Tetouan e junto à cidade espanhola de Ceuta, onde foi detectado nos últimos anos grande atividade jihadista.

O caso da família tetuaní lembra a de Ahmed Chaara, que levou cinco filhos para a jihad na Síria em novembro de 2013 e tirou fotos com todos eles (o menor tinha somente 13 anos) armados e com uniformes militares.

O ministro de Interior do Marrocos, Mohammed Hasad, contabilizou 1.350 marroquinos em algum dos grupos jihadistas do Iraque e da Síria.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.