FAO destaca que Bolívia cumprirá meta de redução de desnutrição em 2015

  • Por Agencia EFE
  • 16/10/2014 19h59

La Paz, 16 out (EFE).- A Bolívia conseguirá em 2015 reduzir de 38% a 19% a porcentagem de pessoas mal alimentadas, o que transforma o país em um “bom exemplo” junto a outras 12 nações na luta contra a fome, afirmou nesta quinta-feira o representante da FAO em La Paz, o brasileiro Crispim Moreira.

O diretor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) se referiu ao tema em um ato do governo boliviano para celebrar o Dia Mundial de Alimentação.

Em seu discurso, Moreira destacou que, para ganhar a guerra contra a fome, é necessário “compromisso político, contribuição integral e participação social” para desenvolver uma agricultura familiar camponesa comunitária que garanta a provisão de alimentos.

“No mundo todo, os agricultores familiares desempenham um importante papel socioeconômico, ambiental e cultural que, no meio de grandes dificuldades, é necessário valorizar e implementar através de inovações”, declarou Moreira.

A redução da desnutrição está emoldurada nos objetivos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas.

A ministra de Desenvolvimento Rural e Terras da Bolívia, Nemesia Achacollo, afirmou à Agência Efe que, no país, “a agricultura familiar está baseada na mulher” porque são elas as que majoritariamente trabalham para produzir os alimentos e comercializá-los.

Nesse sentido, ressaltou que 46% das terras tituladas nos últimos anos foram entregues a mulheres e o restante a homens.

“Uma mulher é capaz de fazer o que faz um homem e tem que ter independência econômica, devemos empoderar a mulher”, comentou.

Por sua parte, o chanceler boliviano, David Choquehuanca, propôs que as pessoas jejuem no Dia Mundial da Alimentação, mas, ao mesmo tempo, destinem o dinheiro economizado para financiar a alimentação dos necessitados no mundo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.