FAO exige melhor distribuição de produção alimentícia contra fome

  • Por Agencia EFE
  • 06/03/2014 12h03

Marcelo Nagy.

Budapeste, 6 mar (EFE).- A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) exige uma melhor distribuição da produção alimentícia no mundo para evitar situações de fome em regiões pobres ou atingidas por conflitos.

Assim disse o diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, à margem de um Fórum Mundial sobre agricultura familiar que termina nesta quinta-feira em Budapeste.

Apesar de em nível global a produção de alimentos “está bem”, há problemas e desafios locais na distribuição, o que limita o acesso a produtos básicos para a sobrevivência, disse Silva em declarações à Agência Efe.

“Há uma estreita relação entre conflito e fome. Onde há fome há conflito e onde há conflito há fome”, destacou o diretor-geral da FAO, ao assinalar especificamente regiões como o Sahel (uma das regiões mais pobres do planeta), os territórios palestinos e o Líbano.

Nestas regiões há “uma convergência de problemas”, que não são só políticos, mas também estão relacionados com a escassez de água e de terras aráveis, acrescentou.

“A agricultura ali é muito difícil”, lembrou ele, cuja organização, com sede em Roma, tem como principal objetivo erradicar a fome no mundo.

Segundo dados da FAO, 90% dos alimentos são produzidos pela agricultura familiar, que ao mesmo tempo é uma das maiores fontes de emprego no mundo todo. A agricultura familiar é uma forma de organizar a atividade agrícola, florestal, de pesca e de pastoreio, administrada por famílias.

A inclusão das mulheres na produção agrária e a promoção desse ofício entre os jovens são alguns dos temas que 500 delegados de uma centena de países debatem no fórum desta semana na capital da Hungria.

A FAO “está empenhada” em fomentar o papel das mulheres na rede alimentícia, na manufatura, o comércio e a agroindústria em geral, destacou Silva. É que em diferentes culturas a mulher continua excluída do acesso às terras, como, por exemplo, no caso das heranças, que costumam estar dominadas pelos homens.

Mas não só os desequilíbrios de produção e acesso às terras são um problema, também é preciso combater o mau consumo e o esbanjamento dos alimentos, alertou Silva.

“Temos que aprender a comer melhor”, afirmou o diretor-geral da FAO, aludindo a que 30% dos alimentos produzidos no mundo terminam no lixo.

“As pessoas pobres, inclusive dos países produtores (de alimentos) não comem bem”, disse Silva, mencionando o caso dos países da América Latina, uma das regiões agrárias mais importantes do mundo.

Além disso, Silva destacou que a agricultura familiar costuma ser “guarda da biodiversidade”, com uma produção agrária sustentável.

A FAO declarou 2014 o “ano da agricultura familiar”, à qual dedicará vários eventos e conferências nos próximos meses. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.