Farc confiam no papel dos novos negociadores no processo de paz com o governo
Havana, 29 mai (EFE).- As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) expressaram nesta sexta-feira confiança no papel que pode ser desempenhado pelo novo ministro da Defesa, Luis Carlos Villegas, pela chanceler María Angeles Holguín e pelo empresário Gonzalo Restrepo, recém-incorporados à equipe de negociadora do governo.
Em comunicado divulgado hoje em Havana, o líder das Farc, Rodrigo Londoño, deu boas-vindas aos novos integrantes do grupo que negocia a paz com os guerrilheiros na capital cubana.
“Restrepo, uma das vozes mais representativas do setor empresarial e petroleiro, e a chanceler Holguín chegam hoje à mesa de diálogo. Seu peso e hierarquia contribuirão para vencer muitas restrições”, indica a nota.
Em sua primeira avaliação pública sobre a presença dos novos integrantes nas negociações, as Farc afirmaram que a mudança foi um gesto de maior compromisso com o entendimento do presidente colombiano, Juan Manuel Santos.
“Achamos que a experiência diplomática da chanceler pode trazer uma dose de tranquilidade necessária (à negociação)”, afirmam as Farc no comunicado.
Além disso, o grupo insurgente avaliou positivamente a substituição de Juan Carlos Pinzón como ministro da Defesa por Villegas, até então embaixador da Colômbia dos Estados Unidos. Antes da transferência para Washington, o diplomata participou do processo de negociação de paz em Havana.
“Confiamos no papel que o Villegas, amplo conhecedor do processo, pode desempenhar nas Forças Armadas”, sustentou a guerrilha. EFE
arj/lvl
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.