Farc veem como “sensata” valorização dada por Santos ao cessar-fogo

  • Por Agencia EFE
  • 07/01/2015 13h48
  • BlueSky

Havana, 7 jan (EFE).- A delegação de paz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) classificaram como “sensata” a valorização dada pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, ao cessar-fogo unilateral e indefinido declarado pela guerrilha.

“De maneira sensata, Santos diz que está tendo muita consideração com o cessar-fogo unilateral e indefinido declarado pela nossa organização, e reconhece que as Farc cumpriram (o acordo). Tomara que atue com consciência”, indicaram os negociadores do grupo em comunicado divulgado em Havana.

A delegação de paz das Farc destacou que a guerrilha seguirá propondo “iniciativas que beneficiem o país já, porque a partir de Havana está se construindo também o caminho constituinte”.

Após destacar que o compromisso do grupo com a paz “é total”, as Farc criticaram as afirmações infelizes atribuídas ao ex-primeiro ministro de Israel Yitzhak Rabin, que teria dito: “negociar como se não houvesse terroristas e combater aos terroristas como se não houvesse negociação de paz”.

Os negociadores explicaram que as Farc não são terroristas, mas sim “uma organização política militar rebelde”. E acrescentaram que a guerrilha colombiana parabeniza a nova posição do governo de Santos, que “depois da captura do general Alzate, entendeu que o confronto pode afetar a extensão da mesa de diálogo”.

Defendem, além disso, a decisão de uma trégua unilateral e indefinida, embora alertem que a continuidade de um acordo depende que as estruturas da guerrilha não sejam atacadas.

Por isso, a guerrilha pede que as organizações que foram a Frente Ampla prossigam a tarefa de vigilância e alerta antecipadas para a maior garantia do êxito da decisão tomada pelas Farc.

As Farc também insistem que com um cessar-fogo bilateral a paz pode ser construída.

“Os novos fatos propiciam a concretização (da paz), não os desperdicemos”, concluiu. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.