Farmácias tchecas começam a vender cannabis para fins terapêuticos
Praga, 12 nov (EFE).- As farmácias tchecas começaram a vender cannabis sob prescrição médica e para fins terapêuticos, informou nesta quarta-feira a imprensa local.
Cada pessoa poderá adquirir até 30 gramas por mês. O primeiro estabelecimento a colocar a substância a venda está localizado na cidade de Uherske Hradiste, no leste do país. A cannabis está sendo comercializada a 11 euros por grama (cerca de R$ 35).
A farmácia oferece flores secas de cannabis, contendo de 6% a 12% de canabinóides, que possui propriedades analgésicas e sedativas. O medicamento deve ser inalado ou aplicado em gorduras e manteigas. O fumo não é aconselhável.
Em dezembro de 2012, a República Tcheca se tornou o primeiro país do antigo bloco comunista a aprovar o uso terapêutico da erva para combater dores crônicas, magreza extrema (desencadeada pelo avanço de algumas doenças) e polineuropatias em pacientes com AIDS.
Os especialistas destacaram os benefícios da substância como paliativo para pacientes com tumores cancerígenos. Já a função de calmante atua contra as dores neuropáticas ou aquelas que são provocadas pela esclerose múltipla.
Embora a lei permita a venda de cannabis desde o dia 1º de abril de 2013, atrasos na criação de um registro médico com os produtos liberados impediam até agora a comercialização da substância.
Outro problema que explica a demora na aplicação da norma foi o fato dos seguros médicos não cobrirem, até o momento, remédios feitos a partir de cannabis, o que não ocorre com medicamentos contra a dor feitos a base de ópio.
Até abril, os fabricantes tchecos não podiam cultivar a planta, o que agora é feito sempre sob severo controle das autoridades.
A produção independente pretende evitar os altos preços da importação da erva de países como a Holanda. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.