Fatah e Hamas acertam formação de governo de unidade

  • Por Agencia EFE
  • 25/09/2014 12h43

Cairo, 25 set (EFE).- O movimento nacionalista palestino Fatah e o islamita Hamas chegaram a um acordo nesta quinta-feira no Cairo (Egito) para eliminar todos os obstáculos para o retorno da Autoridade Nacional Palestina (ANP) para Gaza como parte de um governo de união nacional na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

Segundo fontes palestinas informaram à Agência Efe, o acordo foi alcançado durante negociações no Cairo sob mediação do Egito. O pacto determina ainda o estabelecimento de um programa político em uma próxima fase.

O chefe da delegação do Fatah, Azzam al Ahmad, disse em entrevista coletiva que com o acordo se eliminam todos os obstáculos que impediam o funcionamento do governo de união nacional em Gaza e na Cisjordânia.

Deste modo, serão unificadas as instituições de segurança e civis e criada uma comissão supervisada pelo governo de união nacional para a reconstrução de Gaza, destruída pela última ofensiva israelense, que matou cerca de 2.100 palestinos e 70 israelenses.

Na mesma entrevista coletiva, o chefe da delegação do Hamas, Moussa Abu Marzuk, classificou a formação da comissão como “um passo para que os doadores internacionais (que se reunirão no Cairo em 12 de outubro) confiem nos esforços da ANP para reconstruir Gaza”.

Além disso, o acordo global alcançado entre ambos os movimentos significa que a ANP controlará todas as passagens fronteiriças, incluídos os da Faixa de Gaza.

Marzuk acrescentou que também chegou-se a um acordo de associação política para a tomada de decisões e a volta do parlamento palestino para exercer suas funções.

Além disso, foi pactuada “a coordenação da atuação da ANP em nível internacional, sobretudo na adesão palestina às instituições da ONU” de maneira permanente, acrescentou Ahmed.

O chefe da delegação do Fatah acrescentou que foi encontrada uma solução para o problema dos funcionários em Gaza que não recebem seus salários há meses.

A disputa entre as duas facções se remonta a junho de 2007, quando os islamitas assumiram com o controle da Faixa de Gaza após expulsar as forças leais ao presidente palestino, Mahmoud Abbas, o que originou dois governos palestinos: um do Hamas, em Gaza, e outro da ANP, na Cisjordânia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.