Fechamento do Minhocão aos sábados levanta debate entre moradores
A medida polêmica no Elevado Costa e Silva
MinhocãoMinhocão deverá ficar fechado aos sábados a partir das 15h, mas essa mudança já divide os moradores da região de Santa Cecília, centro de São Paulo. A medida polêmica no Elevado Costa e Silva, no Centro de São Paulo, foi testada neste final de semana com a interdição aos carros após o almoço, mas a Rua Amaral Gurgel, que deveria ser a via alternativa ao Minhocão, ficou com o trânsito parado.
Respondendo a Renata Perobelli, o Secretário dos Transportes Jilmar Tatto, diz que o bloqueio é viável e depende apenas de uma assinatura do prefeito. “A opinião da Secretaria de Transportes é que dá pra fechar, mas a decisão definitiva é do prefeito. Até às 13h o movimento ainda é bastante grande então a recomendação da CET é para fechar a partir das 15h”, conta.
Por outro lado, o presidente do Conseg de Santa Cecília, Fábio Fortes , afirma que a via interditada tira toda a liberdade das pessoas em suas casas. “A invasão de privacidade é enorme e as ações que são desempenhadas ali por parte de uma população mais jovem acaba incomodando as pessoas que moram na região”, expõe.
Já a Associação Parque Minhocão aplaude o fechamento, mas quer o elevado transformado em parque, igual ao High Line Park de Nova York, construído em uma linha de trem. O fotógrafo e membro da entidade, Daniel Guth, defende a interdição e a entrega total desse espaço de 3 quilômetros aos paulistanos. “Nesse momento só o fechamento já tem um impacto enorme para a questão da poluição atmosférica e sonora”, pondera.
Neste final de semana, os vizinhos do Minhocão reclamaram muito do barulho da Virada Cultural. O som alto incomodou também pacientes da Santa Casa de São Paulo e do hospital Santa Cecília.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.