Fed acredita que condições para a alta de juros estão se “aproximando”

  • Por Agencia EFE
  • 19/08/2015 18h58
  • BlueSky

Washington, 19 ago (EFE).- O Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos considera que as condições econômicas necessárias para a alta das taxas de juros de referência no país estão mais próximas, revelaram nesta quarta-feira as atas da última reunião do banco central.

“A maior parte dos membros do Fed considera que as condições para o ajuste não tinham sido alcançadas, mas afirmou que essas condições estão se aproximando”, segundo os documentos da reunião realizada nos dias 28 e 29 de julho e que foram publicadas com três semanas de atraso.

Os textos revelaram ainda uma diversidade de opiniões, mas mostraram que vários participantes argumentaram que um atraso neste ajuste monetário pode aumentar as pressões inflacionárias e a instabilidade financeira.

Desde o fim de 2008, os juros nos Estados Unidos estão entre 0% e 0,25%, como parte do estímulo monetário lançado para revitalizar a economia após a aguda crise financeira de 2008-2009.

Conforme o documento, os analistas concordaram que a próxima reunião do Fed, prevista para 16 e 17 de setembro, marcará o início do ajuste monetário nos Estados Unidos, devido à consolidação da atividade econômica e a baixa taxa de desemprego, de 5,3%.

No entanto, as atas também mostraram as dúvidas de alguns participantes da reunião, que defenderam que não seria interessante se apressar, pois a inflação continua abaixo da meta anual de 2%, em um momento em que os baixos preços do petróleo e a apreciação do dólar manteriam as pressões sobre os preços controlados. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.