Fed ainda indeciso se eleva juros em junho ou mais adiante

  • Por Agencia EFE
  • 08/04/2015 17h11
  • BlueSky

Washington, 8 abr (EFE).- O Federal Reserve (Fed) está indeciso sobre a data em que efetuará a esperada alta de taxas de juros dos Estados Unidos, com alguns de seus membros defendendo aplicar a medida em junho e outros que querem adiar a alta, segundo as atas da última reunião do banco reveladas nesta quarta-feira em Washington.

“Vários participantes julgam que os dados econômicos e as perspectivas provavelmente apontam para um começo da normalização monetária na reunião de junho”, afirma as atas do encontro de março, divulgadas habitualmente com três semanas de atraso.

No entanto, acrescentou o documento, “outros anteciparam que os efeitos da baixa do preço da energia e a valorização do dólar continuariam pesando sobre a inflação a curto prazo, sugerindo que não seria apropriado começar a elevar os juros somente mais pro fim do ano”.

Embora os dados macroeconômicos dos últimos meses apontassem para uma consolidação da recuperação, nas últimas semanas alguns indicadores, como o desemprego em março e o ritmo de crescimento econômico no final de 2014, deixaram entrever algumas debilidades.

A taxa de desemprego nos EUA se situou em março em 5,5%, mas a criação de novos empregos ficou em pouco mais de 120 mil, muito abaixo das expectativas dos analistas.

Desde o final de 2008, data do início da aguda crise financeira, o Fed mantém as taxas de juros de referência entre 0% e 0,25%.

A presidente do banco central americano, Janet Yellen, insistiu na cautela na hora de se tomar a decisão, e afirmou que, em qualquer caso, será gradual e dependerá dos dados econômicos.

Outro elemento chave é a inflação, já que o índice se encontra muito abaixo da meta de 2% anual estipulada pelo Fed, e os economistas consideram que uma alta antes do tempo poderia causar pressões deflacionárias.

A próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed, que dirige a política monetária, está prevista para 28 e 29 de abril. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.