Fed aumenta taxa de juros nos EUA pela 1ª vez desde 2006

  • Por Jovem Pan
  • 16/12/2015 17h38
São Paulo- SP, 26/06/2014- Dólar Comercial atinge a menor contação em 2014. Foto: Carlos Severo/ Fotos Públicas. Carlos Severo/ Fotos Públicas dólar

O Fed (Federal Reserve), banco central americano, anunciou nesta quarta-feira (16) o aumento da taxa de juros no país em 0,25 ponto percentual. Esta é a primeira elevação desde junho de 2006.

Com o aumento, a taxa básica de juros passa para 0,25% a 0,50%. Esta, que serve de referência para a remuneração dos títulos públicos americanos, estava entre zero e 0,25%.

Anunciada pelo comitê de política monetária do Fed na última reunião, a decisão já era esperada no mercado financeiro também pelos sinais de recuperação da economia americana nos últimos meses.

O aumento de juros nos Estados Unidos vinha causando ansiedade nos mercados a cada reunião do Federal Reserve, ainda mais em mercados emergentes como o Brasil. Agora, a preocupação é de que os títulos americanos atrairão recursos aplicados nos países emergentes, de maior risco, o que pressiona a alta do dólar.

A criação de 211 mil postos de trabalho em novembro e a manutenção da taxa de desemprego em 5% foram alguns dos dados que reforçaram a confiança de membros do Fed em começar o aumento dos juros. O índice de inflação também se manteve inalterado.

Além disso, o Fed atualizou suas previsões macroeconômicas em relação às divulgadas em setembro, mantendo a estimativa de crescimento de 2,1% em 2015 e elevando em um décimo, para 2,4%, a de 2016.

*Informações do jornal Folha de S. Paulo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.